terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Uma segunda de festa ...



Vamos começar pela homenagem ao nosso diretor técnico grande Mauro



Pé do Cajubrina

E na ultima segunda foram disputados os confrontos eliminatórios do Troféu Encerramento, com jogos emocionantes e de muita entrega. Eram duelos de matar ou morrer.

Alguns confrontos foram dignos de filmes de faroeste.

Antes de iniciar a fase final, foi ainda preciso esperar o último jogo da rodada classificatória entre a Juventus de Mauro e o Sporting de Robin. Caso de vitoria de um dos dois mudaria os confrontos nas quartas de final.
Róbin 4x0 Mauro
Por esta razão, o jogo merecia atenção. Robin não tomou conhecimento e derrotando Mauro, assegurou a segunda colocação geral, deixando Alam em terceiro e Edu Caxias em quarto.

Assim os confrontos ficaram definidos desta forma, sendo os mandantes dos jogos jogando pelo empate e os placares foram:

Leão 0x0 Mauro
Alam 0x2 Caju
Robin 3x0 Mano
Caxias 3x0 Obereci

O Sport de Leão passou alguma dificuldade contra a Juventus de Mauro, pois na opinião do próprio técnico, a equipe não se portou bem. Com a vantagem do empate, os pernambucanos souberam controlar o jogo e manter-se sempre atacando sem ser infortunado na sua defesa. Porém o técnico ficou visivelmente irritado com o rendimento da equipe. Seu adversário saiu da vitória de Edu Caxias sobre Oberici. Depois de duas derrotas aplicadas do “Veio Zuza”, a equipe da serra entrou determinada a quebrar o tabu. Já no primeiro tempo vencia por 2x0 e ainda finalizou no segundo tempo com mais um gol. Ninguém esperava essa facilidade, mas os grenás impuseram seu melhor ritmo. O Riograndense se despediu da competição com a honrosa quinta colocação.

Os argentinos do Independiente defrontaram contra o Real Madrid de Alam Casarteli que tinha a vantagem do empate. Com um gol “a bater” no primeiro tempo, os portenhos passaram a ficar com a vantagem e seguiram somente jogando no contra ataque. Após erro de reposição no segundo tempo, saiu o segundo gol, e assim Caju conseguiu reverter o placar contra um adversário muito difícil e um dos favoritos ao titulo. Na outra mesa, o Sporting de Róbin venceu com tranqüilidade o Flamengo de Mano por 3x0, sendo que o destaque que mesmo abrindo dois gols de diferença, os portugueses seguiram atacando buscando mais chances. O Flamengo não soube reverter o resultado e não vinha numa seqüência boa ainda na fase classificatória. O avanço português a outra fase foi mais que merecida.

Quatro equipes chegaram as semifinais depois de confrontos complicados.

As semifinais ficaram definidas e os placares foram
Róbin 0x1 Caju
Leão 2x0 Edu Caxias
Novamente os argentinos entravam na obrigação de ganhar e os portugueses precisavam apenas de um empate para disputar mais uma final. Caju chuta mal e perde a única boa chance do primeiro tempo. Já no segundo Róbin adota postura mais cautelosa, passado a jogar no erro e teve a oportunidade de matar o jogo duas vezes. Porém com uma falta na defesa, em decorrência de um chute errado, faltando 3 minutos para o fim, Caju consegue o gol da classificação e se fecha na defesa nos segundos finais.

No duelo entre Leão e Edu Caxias, logo no começo uma reposição ruim de Leão fez surgir a primeira chance do jogo. Porém Edu chuta mal e o jogo seguiu estudado quase até o fim da primeira etapa. Mas quando todos esperavam o 0x0, Leão arma um dos seus “micro-porcos” e mesmo chutando quase prensado faz 1x0 e dificulta ainda mais a tarefa de Edu Caxias. No segundo tempo, os pernambucanos deferiram o golpe de fatal nos grenás e fecharam o jogo em 2x0.

Na final, os argentinos tentariam o milagre de reverter mais um resultado na noite. Seguiram com a mesma estratégia no primeiro tempo, fechados na defesa e tentado uma escapada para surpreender a bem protegida defesa pernambucana. Embora jogasse pelo empate, Leão não quis se resguardar e passou a comandar as ações do jogo para evitar qualquer risco. Já na etapa final, o jogo não mudou de postura, com os pernambucanos tentando furar a defensiva portenha. Porém, faltando dez minutos vem o lance do jogo. Numa investida pela esquerda, em um chute de corte, Leão faz falta no ataque. Caju lança a bola que fica na meia lua e tem um jogador levantador na defesa para chutar, entretanto desta vez, a bola toca na trave. A chance do campeonato passou na frente dos portenhos com o título passando entre os dedos. Com o susto, o Sport tratou-se de resguardar na defesa e assegurou mais um título merecido pela excelente campanha.


O titulo segue com justiça mais uma vez para Recife, coroando a melhor campanha.



No divã com o Caju.

Ao escrever esta coluna hoje, não havia como não comentar a vitoria do Barcelona de Messi sobre o Santos de Neymar. Eu até acreditei que o Santos poderia oferecer uma resistência maior ao time catalão, mesmo sabendo que uma vitoria somente viria com muita entrega e determinação.

O que acho interessante é o toque de bola que não só é uma marca registrada do Barcelona, assim como uma escola que a seleção da Espanha adotou nestes últimos tempos. Os fracassos em copas anteriores não desanimaram os ibéricos, que mantiveram a determinação nas suas convicções. Uma doutrina que vem desde categorias mirins que visa à posse de bola e que torna o jogo até monótono, visto que apenas uma equipe domina as situações. Muitos desses fundamentos, que são talhados nos futuros jogadores, são exercícios de posse de bola em pequenas áreas do campo, aliado com muito trabalho tático e estratégico.

Se verificarmos alguns jogadores do Barcelona, mostram que são escolhidos pela futura capacidade tática e com uma boa base técnica para ser aprimorada. Às vezes já vão para o clube com 12 para 13 anos. Ou acha que o Seydou Keita é um “cracaço” que levaria a seleção do Mali a alguma conquista?! Existem os bons jogadores que sustentam a equipe e os craques Messi (maior evidência), Inesta, Xavi e Villa. Dai podemos classificar Messi, como o craque deste time, e os demais que jogam rigorosamente dentro de um desenho tático predeterminado. Isolados, alguns jogadores se tornam comuns em suas seleções (Daniel Alves, Abidal.) e até Messi fica abaixo do esperado na seleção argentina.

O mais interessante é o esquema tático, que varia em um em 4-5-1 ao se defender e atacando em um 3-6-1, com Abigal fazendo o terceiro zagueiro, sem o “centroavante” típico, entre os zagueiros. Com alas jogam quase como ponteiros e os atacantes e meias chegam de trás da linha da bola. A cada perder de bola no ataque, seus jogadores mais avançados fazem uma corrida a fim de pressionar o homem que conduz a bola, obrigando a dar o famoso “chutão” para afastar o perigo. Tática já utilizada pela Holanda em 1974. Sabendo que seu ponto forte é o toque de bola, o segredo é a competência em “girar” a pelota de um lado para o outro, sem errar o passe, para esperar um buraco na defesa.

Ainda assim vimos que bons times podem bater os europeus. O ultimo que vi impondo um ritmo, sem apelar para um jogo defensivo exclusivo foi o São Paulo de Telê em 1992-1993. Mas teríamos que continuar aquela filosofia de jogo com uma escola que era exclusivamente brasileira, onde que tínhamos um jogo com apoio de laterais habilidosos que cumpriam quase uma função de atacante ou meia pelo lado do campo. Naquela época jogavam Vitor e André Luiz.

A única saída seria não só uma retranca, mas com uma entrega total no jogo e passar a apelar para as artimanhas do jogo (catimba, cera... etc), como fizeram o Estudiantes em 2009 e o Internacional em 2006. Isso neste estágio atual do futebol. Não ter vergonha de dar chutão e jogar feio. Talvez seja a única maneira de parar essa máquina grená.




O beabá da Franzen.

Esta seção é para você que acompanha futebol ou tenta acompanhar. Em tempos de Copa do Mundo no Brasil, será que você leitor sabe tudo da “Terra Brasilis” do futebol?! Ou vive acompanhando jogos do campeonato javanês na TV a cabo?

A resposta da semana passada era o Estádio da Montanha dos Vinhedos, na bela cidade de Bento Gonçalves, onde possui o maior numero de carros por habitante neste estado. Segue mais um desafio:

Mais um gigante de concreto que é sinônimo de desperdício de dinheiro público. Acreditem já foi palco de um dos maiores clássico nacional.

Separados no Nascimento: A Corrida Maluca by Franzen.

                         

O inventor do departamento e seu irmão famoso.

Lentinhas:

Amanhã é o nosso jantar de confraternização e entrega das premiações das competições passadas neste ano de 2012. Aqueles que ainda não confirmaram seu nome podem fazê-lo através do organizado Mauro. Uma das grandes especialidades do Chef Burguel serão os pratos “Cavalo rechado à provolone” e “Javali ao molho cheddar”. Grandes iguarias para o paladar mais seleto.




Chef Burguel já encomendou uma boa quantidade de carne eqüestre para o evento de amanhã.

                Amanhã, além das premiações dos participantes, haverá também a entrega do Troféu “Ferrolho de Ouro”, para o técnico de melhor equilíbrio tático e iniciativa estratégica de 2012.








“Por vezes uma palavra certa no momento certo é mais valioso do que qualquer bem material que o dinheiro possa comprar.”

Ramatis

Até domingo que vem!




Terminou nesta segunda feira mais um campeonato interno da

FRANZEN FUTEBOL DE MESA

TROFÉU FRANZEN 2011

JogoData Hora Mesa36ª Rodada SEGUNDA
7712/dez18:302Mauro0X4Robin
9812/dez18:305Padílha1X0Leão
6912/dez19:304Gerson0X0Edu Dutra
JogoData Hora MesaQuartas de Finais
15412/dez19:301Leão0X0Mauro
15512/dez19:302Robin3X0Mano
15612/dez19:303Alam0X2Caju
15712/dez19:305Edu Caxias2X0Obereci
JogoData Hora MesaSemi-Finais
15812/dez20:301Leão2X0Edu Caxias
15912/dez20:305Robin0X1Caju
JogoData Hora MesaFinal
16012/dez21:301Leão0X0Caju


A final um jogo emocionante onde sagrou-se
CAMPEÃO   THIAGO LEÃO
VICE CAMPEÃO MARCELO CAJÚ
TERCEIRO ROBIN ANTONELO
QUARTO  EDU CAXIAS


a classificação


ParticipantesPGPJVEDADS
Leão4820153236432
Caju3820108219316
Robin41191324431825
Edu Caxias38191153241113
Alam37181143301416
Obereci3218102620164
Mano301886423149
Mauro28188461116-5
Burgel2717764221210
10ºGilberto261775517116
11ºPadilha20175572225-3
12ºVal191754823176
13ºGerson17174581629-13
14ºMario16174491127-16
15ºMabília121733111729-12
16ºXico10172411828-20
17ºEdu Dutra51712141150-39
18ºEdu Mello0170017433-29


e o ranking 2010 agora é este, faltando somente a Copa Franzen
que será disputada no ano que vem.

T. Leão 370 100 30 100 40 100
Robin 235 50 40 60 25 60
M. Cajú 235 80 15 45 15 80
Mano 160 45 20 50 10 35
Alam 145 0 0 80 20 45
M. Burgel 135 30 10 40 30 25
Obereci 93 20 6 25 2 40
T. Pufal 85 60 25 0 0 0
Mauro 65 0 0 35 0 30
10º Val 55 40 5 0 0 10
11º Gilberto 51 25 1 0 5 20
12º Edu Caxias 50 0 0 0 0 50
13º Padília 43 15 0 10 3 15
14º Mario 36 0 0 30 6 0
15º Gerson 24 0 0 20 4 0
16º Mabília 15 0 0 15 0 0
17º João 12 10 2 0 0 0
18º Luciano 4 0 4 0 0 0
19º Xico 4 0 3 0 1 0


Melhor ataque ROBIN  com 43 gols feitos em 19 jogos
Melhor defesa CAJÚ com 3 gols sofridos em 20 jogos.
Melhor campanha LEÃO com 15 vitórias.