terça-feira, 12 de novembro de 2013

Pé do Cajubrina

Cobrado devidamente pela ausência da semana anterior e mais "enrolado" que carretel de linha, conseguimos retornar com mais um informativo da Associação Franzen de Futebol de Mesa. 


Troféu Encerramento Cavados
Tivemos vários jogos acumulados, e com resultados da semana passada e da última quinta. Então, vamos aos resultados:

Sábado 26/10
16h
Padilha 0x1 Mauro
Jarnis 1x0 Nelson

17h
Gilberto 1x1 Mauro

Quinta  31/10

Robin 1x1 Padilha
Pufal 1x0 Mauro

Mano 0x2 Róbin
Diogo 5x0 Obereci

Quinta 07/11

20h
Nelson 0x2 Caju
Gilberto 0x1 Mano

21h
Caju 1x0 Padilha
Mano 0x0 Mauro

Dois Toques:

# A rodada teve inicio na quinta, com o empate de Robin com Padilha em um gol, em seguida os portugueses venceram a Sel. Argentina de Mano por 2x0.

# Pufal segue na vice liderança por pontos e em terceiro por aproveitamento, e venceu Mauro e sua Juventus por 1x0.

# Róbin segue na liderança por aproveitamento, terceiro na contagem por pontos.


Róbin é o líder por aproveitamento, terceiro por pontos

# Antes, no último sábado, Mauro derrotou Padilha no "Old Firm" franzenano.

# E no mesmo dia, Jarnnis venceu Nelson pelo escore mínimo, seguindo em quinto lugar, segundo em aproveitamento.

# Diogo é o líder por pontos, mas é o quarto pelo aproveitamento.

Classificação: Pontos/Jogos

1) Diogo - 23/11
2) Pufal - 19/11
3) Róbin - 17/7
4) Mauro - 13/10
5) Jarnnis - 12/5
6) Mano - 11/7
7) Obereci - 8/8
8) Caju - 7/6
9) Burgel - 7/6
10) Gilberto - 5/7
11) Nelson - 5/8
12) Padilha - 4/8
13) Gérson - 0/3
14) Ronald - 0/2


Troféu Encerramento Liso

Com o fim da fase classificatória, restam agora oito técnicos que definiram os mata-matas da fase final, com os mandantes com a vantagem do empate.

(1) Kuhn x Sérgio Oliveira (8)
(4) Breno x  Leão (5)
(2) Mallet x André/ Wilson (7)
(3) Alam x André/Wilson (6)

OBS:  André e Wilson cobram penais a distancia para desempate.


Seção Rescaldo

# No ultimo sábado, patrocinado pela APFM foi reativada mais uma edição do Zona Sul, tradicional certame gaúcho que mobilizou vários técnicos das cidades vizinhas de Pelotas e convidadas. Com a presença de botonistas de Porto Alegre, Caxias, Passo Fundo, Rio Grande, Jaguarão, Santana do Livramento, Bagé, Arroio Grande e Santa Vitória do Palmar, a competição foi realizada no histórico casarão do clube Caixeiral de Pelotas.


Técnicos reunidos na entrada do histórico clube Caixeiral

A competição contou com 35 técnicos nos cavados, tivemos chaves com tres ou quatro técnicos, onde classificam dois para a fase seguinte e alguns terceiros colocados. Em seguida, oito chaves de tres técnicos, classificando o campeão da chave. Depois, mata-mata até a final. Nos lisos, contou com 14 técnicos, distribuídos em dois grupos de quatro e dois grupos de tres, classificando os dois primeiros de cada chave. Por fim, mata-mata até o jogo final. Nos veteranos, dezesseis técnicos divididos em quatro chaves de quatro, classificando dois de cada chave, com mata-mata até o fim.



 Paim e seu Santos prontos para arrematar


Arroio Grande e Livramento estiveram presentes

A Franzen foi representada nesta competição por tres técnicos: Thiago Pufal, Marcelo Caju e Roberto Moreira, com os dois primeiros jogando pelos cavados e Moreira seguindo nos lisos. Pufal caiu na segunda fase, em um grupo com Moraes (APFM e seria o campeão) e o bom Diego (De'Lei), não superou Moraes na "decisão" do triangular. A campanha de Marcelo Caju foi um pouco além, passando na primeira fase, em seguida vencendo o grupo triangular com Ochoinha (Cop) e Anderson (S.Livramento), eliminou na primeira eliminatória Clein (S.Livramento) e caiu nas semifinais perdendo para Moraes, fechando em terceiro lugar. Pelos lisos, em uma chave inicialmente prevista para quatro técnicos, mas acabou se transformando em um triangular, Roberto começou vencendo bem o campeão da Taça RS, Marcelo Vinhas (Academia) por 2x0, entretanto perdeu para Piruka (UPFM) pelo escore minimo. Vinhas bateu Piruka e Roberto perdeu a vaga que fora decidida nos penais a distancia.



Marcelo Caju, recebendo a taça de Aldyr, comemorou seu terceiro lugar

Nos cavados, Moraes (APFM) eliminou Caju (Franzen) e enfrentou na final, Paim (Manchester) que havia eliminado antes Matheus (UPFM) nos penais a distancia. Moraes mesmo sem estar competindo com regularidade, voltou em alto nível, conquistando o título com méritos. Nos lisos, Rodalles (ARFM) eliminou Piruka (UPFM) nas semifinais pelo escore mínimo, enquanto Cepel (APFM) batia Augusto (Academia) também pelo escore mínimo. Na final, Rodalles se vingou da desclassificação na Taça RS, batendo Cepel por 2x0.  Já nos veteranos, esta modalidade foi vencido por Roberto Durquia (HCP) que derrotou um técnico de Jaguarão (Infelizmente não pude acompanhar esse jogo). 



O campeão Alvaro Pitchón e o editor

# Alguns veteranos apareceram para relembrar muitas passagens do futebol de mesa estadual, entre eles, podemos destacar Alvaro "Pitchón" Acosta, campeão estadual em 1985 vencendo Jader Moralles na final, que foi muito atencioso com a nossa "reportagem".

# Outro destaque foi a participação de Gilson e Paim, ambos técnicos de Passo Fundo que percorreram aproximadamente  500 Km para essa disputa. Prova de empenho e perseverança no esporte das mesas.

# E para quem pensava que o futebol de mesa estaria "morrendo", esta competição contou com a presença de botonistas de Jaguarão, S.Livramento e Arroio Grande, que mostraram muito entusiasmo e "fome" para participarem das próximas competições da FGFM.

# Jaguarão conta com duas associações, ambas com cerca de 20 técnicos liderados por Alvaro "Pitchon". 

# Arroio Grande veio representada pela Libafum, também possui um grupo de 25 praticantes, capitaneando por Eduardo "Caturrita". 

# E Livramento com Richard Oliveira e com seu grupo mais experiente com cerca de 10 presentes.



Samuel Blaustein: "Fazemos qualquer negócio..."

# Por fim, não poderia deixar de parabenizar a APFM na figura dos idealizadores Jefferson "Mascate" e Leonardo Saggiomo que se empenharam com toda a logística durante a competição. Lembrando também da colaboração de Aldyr Schlle na direção técnica que montou a "complicada" tabela (semelhante  àqueles "intermináveis  brasileirões" da década de 80...rss).



# Grupos do 40° Campeonato Brasileiro de Lisos de Caiobá-PR já definidos, e algumas chaves complicadas e outras mais separadas. Os franzeanos caíram nos seguintes grupos: Leão caiu na chave com Aldemar (RN), Fabrízio (BA) e Zé Roberto (SE). Burgel, pelo sênior, entrou na chave de Walter (BA) Hosaná (BA) e Alexandre (RJ). Já Breno, também pelo sênior, entrou numa chave de tres técnicos formado por Marcelo (BA) e o "carrasco" Zezeca (SE). André Marques ficou na chave de Normando (PE), Brandão (BA), Adilson (PB). No master, Moretto entrou na chave de Eloi (BA), Moreira (AL), Hélio (ES) e por fim, Fosqueira ficou na chave com o folclórico Vaner (RJ), Mutti (BA) e Clair (PR).

# Na disputa por equipes, a Franzen entrará em confronto contra os Amigos (SE) e Baiana (BA).

# Depois que uma, ou umas, mesas de liso caíram acidentalmente sobre seu pé, Xico Hamilton segue em recuperação lenta. Porém, fica a torcida da Franzen para que volte a praticar seu esporte favorito sem sequelas.



# Copa do Brasil: Flamengo e Atlético-PR fazem um final improvável, mas mesmo assim, chegaram com méritos a esta final. O Atlético tem um equipe taticamente superior. Moderna e veloz. Devem impor um ritmo alucinante em Curitiba. Já o Flamengo tem ao seu lado jogadores mais experientes, um técnico que conquistou o grupo e uma torcida empolgada. Não há prognóstico, mas pelo que conheço, o Flamengo deve sofrer um bom sufoco em Curitiba, pois seu jogo não encaixa nos estilo "correria" dos paranaenses, o que será determinante para a partida de volta.

# Em 2007: "Os estádios da Copa do Mundo de 2014 serão construídos com dinheiro privado. Não haverá um centavo de dinheiro público para os estádios". Ex-Ministro do Esportes Orlando Silva



Sem comentários...

Voltaremos na próxima semana. Até!