segunda-feira, 3 de junho de 2013

Pé do Cajubrina

Mais uma semana do nosso esporte bretão dos tablados em mais um informativo da Associação Franzen.



Troféu Abertura Cavado

Na última segunda feira, alguns confrontos na tabela foram jogados e assim finalizando a primeira fase da competição. E os resultados foram:

Róbin 2x1 Xico
Burgel 0x0 Jarnnis

Dois Toques Cavado:

# Robin teve que acelerou o jogo e bateu Xico de virada.  O técnico do Barcelona já vai fazendo a fama de "travesso", roubando pontinhos durante a competição, mas desta vez o Sporting não deu espaço para zebra.

# Já no outro jogo, Burgel e Jarnnis não sairam do zero. Jarnnis perdeu uma chance no primeiro tempo com chute frontal. Já Burgel teve apenas uma chance com seu 25° posicionado na entrada da área e acertou o travessão. Jarnnis terminou a primeira fase invicto.


Boca segue invicto

# Para prolongar a novela da primeira fase, Burgel e Róbin fazem o último jogo pendente da tabela nesta segunda a noite. Amém!

Troféu Abertura Liso: Do outro lado da fronteira coreana, André Marques voltou para tentar jogar sua maratona de jogos pendentes:

André 4x1 Burgel
André 4x1 Róbin

# Já se preparando para o Centro-Sul, André Marques fez seus dois jogos e venceu com facilidade seus adversários. Foi um festival de chutes do Internacional que tirou o pé do acelerador no final. Burgel e Róbin, com a "mão" do cavado, não foram páreo para o dirigente-jogador.


André vai a noite na sua maratona de jogos


# Aliás, André confirmou que irá a Franzen hoje a noite para jogar suas partidas pendentes. Falando em jogos atrasados, solicitamos aos técnicos que agendem seus cotejos.

Centro-Sul Vitória



Realizado na capital capixaba neste último fim de semana, o Centro Sul reuniu os melhores jogadores da metade sul do país nas modalidades liso e cavadex. A Franzen foi representada por dois atletas, André Marques, que além de dirigente, participou na categoria sênior e "Seu" Lauro Moretto, nosso "Eye Snake" com 455 equipes, no master.

Pelo levantamento realizado pelo site da AFM-Caxias do Sul, o espacial liso contava com a previsão de     participação de 48 jogadores, porém compareceram apenas 32 técnicos. O fato que no ES praticar somente a modalidade liso não foi suficiente para fechar o restante das vagas. No cavado, aconteceu o previsível, apenas dez técnicos se dispuseram a participar nesta modalidade, quando era previsto 24 vagas. No master e no sênior tiveram a mesma quantidade de técnicos participantes, foram duas chaves de seis técnicos, totalizando doze.

Porém, a participação gaúcha foi muito boa. No espacial, os serranos Carraro e Daniel Maciel terminaram nas fotos em terceiro e quarto lugares.  Segundo informações de Robson Bauer, Carraro não havia tomado nenhum gol durante a competição e foi surpreendido no revés de Thiago Feliz. Já Maciel, conseguiu se livrar do gol com tres tapas de um lado a outro lado da mesa, porém não foi o suficiente para evitar o gol de  Fernando do Espirito Santo. Pizza Pai foi vice-campeão no master.


"Los copeiros"

Pela Franzen, que enviou dois técnicos, nosso dirigente-técnico-cartola André Marques beliscou o terceiro lugar no sênior. E no master "Seu" Lauro Moretto ficaram com o vice campeonato e o quarto lugar, garantiram os amarelos no quarteto final.


O velhinho "sangue bom" da Franzen fazendo historia

Outro destaque, foi Luís Eduardo "Careca" que representando o CAMAG de Santa Catarina faturou  título pelo livre. Apesar de representar os barrigas-verdes, Careca ganhou a torcida franzeana neste fim semana, devido a ligação umbilical com o clube da Graciliano Ramos.


Carecone em ação e sua eterna micro ficha. Titulo merecido.


O próximo encontro nacional do futebol de mesa da família da bola achatada será o Campeonato Brasileiro em Florianópolis


Seção Rescaldo

# Com a conquista dos franzeanos, já podemos programar mais um churra. Nesta quinta 06/06 ou 20/06 daqui a duas semanas, pois André Marques viajará na próxima semana. 

# Pelo visto, o cavado ruma a passos largos para seu fim. Excetuando o RS, os demais estados não tem um estrutura para a sustentação desta modalidade. Jogam apenas núcleos centralizados sem maiores abrangências. E o que antes, suas vagas sendo disputadas a tapa, agora passam a sobrar a tonelada. Apesar de ser considerada uma modalidade travada, é um fato preocupante e que deve ser devidamente analisado.

# Aumento de vagas para estados que querem jogar. Obrigatoriedade da cidade sede em completar as vagas.   Migração para outras competições nacionais. Na verdade, são ideias que tornam o futuro do cavado uma interrogação.

# A modalidade liso, que encantou boa parte do RS, passa a ser a nova Meca dos futmesistas de ponta. Ganhar um título de expressão, como fez Marcelo Vinhas esse ano, tornou-se uma obsessão e muitos desses técnicos passaram a se dedicar exclusivamente a esta modalidade. Porém, essa dedicação causou um esvaziamento no cavado e estes não tem mais a paciência e nem estão pilhados para joga-lo. Entretanto, em nome da historia e da perpetuação do esporte, essa modalidade de ser mantida, com a mesma força da emergente, pois corre-se o risco de se tornar uma vaga lembrança digital.


Liso x cavado?

# Nas terras de Gardel, a vitoria no último jogo de domingo do Argentinos Juniors em cima do River Plate, mexeu nas duas pontas da tabela. Por um lado, o Newell's agradeceu o tropeço do "Millonarios" da capital, porém o Independiente sente o nó da segunda divisão apertar mais forte, pois os "Los Bicho Colorados" são concorrentes diretos contra a turma de Avellaneda.

# Pelo regulamento, o Independiente poderá se salvar ao cruzar com o terceiro colocado da segunda divisão (Nacional B), em um jogo no estilo mata-mata. É a chance de fugir do inferno e do vergonhoso rebaixamento do "Rei de Copas".



A corneta da turma do Racing

# Pela Terra Brasilis, o nosso Brasil varonil enfrentou os súditos da rainha no novo (?!) Maracanã. Noves fora o futebol mediano da turma de Felipão, sigo a linha do bom jornalista Mauro Cézar Pereira da ESPN-Brasil que descreve em uma matéria, que seria mais prático (e econômico..rss) construir uma "arena" nova em outro local do Rio para atender as necessidades da "mãe" FIFA, ao invés de cometer um assassinato na historia e na identidade do povo carioca. Mexer no estádio mais charmoso do mundo, foi desfigurar a própria cultura do torcedor de baixa renda. É  a "higienização" social dos estádios.

http://www.espn.com.br/post/333706_aquilo-nao-e-o-maracana-que-deu-lugar-a-uma-arena-moderna-cara-confortavel-e-sem-alma

# Somente que foi sabe descrever o clima do Mário Filho. Seus ruídos, suas manias, suas malícias e segredos eram compartilhados pelas quatro torcidas do Rio. Qual a rampa que o Vasco entrava? O torcedor rico que entrava pelo portão 18. A concentração rubro negra na estátua do Bellini. Como "entrar" na arquibancada pelas cadeiras azuis? Os bares e até mesmo os lugares mais perigosos. Quem viveu essa emoção jamais esquecerá.


Isto era Maracanã...

Voltaremos durante a semana com a fase final do Troféu Abertura. Até!