terça-feira, 23 de julho de 2013

Pé do Cajubrina

Antes tarde do que nunca, é o nosso lema. Trazendo mais noticias da Associação Franzen de futebol de mesa. Semana de lisos e cavados.



Troféu Franzen Cavado

Na última quinta, a bola rolou tanto nos "deslizantes" como nos "embarrados", porém vamos começar pelas noticias da segunda competição do ano pelo cavado. Foram cinco jogos no início da competição:

20h
Caju 0x0 Mabília
Mauro 3x0 Mano

21h
Mano 0x0 Burgel
Caju 2x1 Xico
Róbin 1x0 Mabília

Dois Toques:

# Começo morno para os cavados na quinta fera. Alguns técnicos por motivos profissionais não puderam comparecer, deixando assim a ronda com poucos embates.

# Mauro surpreendeu Mano com um elástico 3x0. O técnico da Sel. Argentina sentiu a longa ausência dos tablados. Na rodada seguinte, ficou no empate sem gols com Burgel.


Mauro começando com o pé direito

# Caju parou na defesa do veterano Mabília, onde o velho zagueirão cobriu tudo e mais um pouco. O empate foi muito comemorado pela equipe do São José. Já na partida seguinte, o Independiente conseguiu sair com uma vitória contra Xico.

# Róbin também penou para furar a retranca do velho zagueirão. Depois de muita insistência, conseguiu armar um bom "porquinho" pela ponta e furou as redes do goleiro alvi-anil já no fim do jogo. 1x0 e só.

Troféu Franzen de Liso

Já foi dada a largada também na segunda competição interna dos lisos. Com problemas para encaixar as datas, o departamento técnico optou por começar o Troféu Franzen, deixando a a fase final do Abertura para segunda (ontem - 23/06). Tivemos os seguintes resultados:

19h
Kuhn 1x0 Wilson
Breno 2x2 Moretto

20h
Alam 1x0 Burgel
Leão 3x1 R. Moreira
Breno 1x0 Kuhn

21h
Wilson 0x2 Leão
Alam 1x3 R. Moreira

22h
Leão 3x0 Xico

Dois Toques:

# A noite foi proveitosa para o Grêmio de Leão, que iniciou a jornada vencendo Roberto Moreira (sim,ele mesmo!) por 3x1. Depois venceu o veterano Wilson e em seguida, já no "noturnão", Xico por 3x0. Especulado por sua volta ao cavado, o técnico tricolor preferiu se calar e não deu respostas as perguntas do editor.

# Não ha como negar que a grande surpresa foi a volta de Roberto Moreira aos tablados da Franzen. Com uns quilinhos a mais, o polêmico e folclórico técnico "rossonero" estreou com derrota para Leão, porém na rodada seguinte, mostrou todo seu potencial ao derrotar Alam Casartelli por 3x1. Jogando com sua famosa ficha, vai agregar um bom valor técnico ao campeonato, e de costume, já soltou suas famosas frases impactantes: "Leão vou ter que buscar esse diferença na final". Vamos esperar.


O louco Cláudio Carvalho e Moreira ainda pelo Grêmio


# Alam Casartelli havia iniciado bem contra Burgel vencendo pelo escore mínimo, mas foi surpreendido pelo bom jogo de Moreira na sua primeira derrota na competição. Lamentou muito os quatro "dois lances" perdidos durante o jogo, e também a sua ausência dos tablados devido a compromissos profissionais. "Eu não toco no meus botões a seis meses..". Tá booomm...

# Breno começou com sua "pedra no sapato", e empatou em 2x2 com o "velhinho travesso", Lauro Moretto, mas em seguida derrotou Carlos Kuhn pelo escore mínimo. Pelo chutes, mostra que o técnico do Manchester tem dormido em cima da mesa em casa, apresentando um bom aproveitamento, assim como nas cavadas.

# Foi o primeiro revés de Kuhn, que mais cedo havia vencido seu parceiro Wilson pelo escore mínimo. Os esmeraldinos seguem na sua estreia no campeonato interno franzeano.

Troféu Abertura Franzen Liso

Já ontem a noite, foi finalizado a segunda fase da chave A, com o retorno de André Marques a capital. Vamos aos resultados:

19h
Breno 2x1 Lauro
André 5x0 Burgel

20h
Lauro 3x3 André
Breno 3x0 Burgel

21h
Breno 3x2 André 
Burgel 1x2 Moretto

Dois Toques:

# Ontem, valia duas vagas para as semifinais, e o editor havia apostado suas fichas em Breno e André, o que ocorreu com algumas observações.

# Na primeira rodada, o velhinho travesso, Lauro Moretto, quase apronta para cima de Breno em jogo que era chave para as pretensões inglesas. Começou vencendo, porém numa cavada fez gol contra. Numa reposição fraca, a bola sobrou para outro cavante inglês que fez 2x1. No fim, uma lambança da zaga inglesa e bola no pé do velhinho a 2 min do fim. Chute na trave que deixou "Sir Fergunson" com um suadouro debaixo das calças...rs.

# André que retornava de viagem, sapecou 5x0 em Burgel, e a justificativa para tanto acerto é de ter no mínimo comprado uma mesa no Paraguai e ensinado aos guaranis os fundamentos básicos do futebol de mesa. Porém, na rodada seguinte, novamente Seu Moretto queria aprontar as suas. Construiu 3x0 já no começo do segundo tempo e fez André correr em volta da mesa durante o jogo. André diminuiu através do segundo gol em um difícil chute de cavador e buscou o empate a 1 min do fim depois de um dois lances de Moretto. Sobreviveu para a última rodada.



André: aulas no Paraguai


# No jogo esperado da chave, entre Breno e André, valia o tal "Tabu de sete anos" sem vitórias contra a Roma. Em jogo bem disputado, os ingleses estiveram boa parte do jogo a frente do placar, deixando a equipe da Roma correr em busca do empate. No fim faltando 2 min, pressão romana, que fez Breno ceder um dois lances, em jogada que Sir Ferguson xingou toda a geração da família real inglesa. Porém, a bola  foi mal passada e André foi obrigado a realizar um chute de cavador sem sucesso. Fim do tabu com 3x2 muito comemorado por Breno e que fez nove pontos em nove disputados. Aleluia e amém!

# No ultimo jogo, Moretto já sem chances, derrotou Burgel por 2x1, e fez mais um gol contra.

# Com isso as semifinais ficaram marcadas para próxima quinta, com os mandantes com a vantagem do empate devido aos pontos acumulados nas campanhas.

Leão x André
Alam x Breno

# Além dos participantes, estiveram também presentes batendo sua bolinha: Kuhn, Wilson, Caju e Leão.


Seção Rescaldo

# A Franzen esteve, neste ultimo fim de semana, presente na polar S.Livramento disputando o Fronteirão nos cavados. Róbin ficou em terceiro na série prata e Padilha em quarto no "interno" jogado na sexta feira. Careca, que esteve presente prestigiando direto de Floripa, caiu para Rogerinho Feijó nas eliminatórias. A evolução do nosso "mafioso" BX é nítida e tem mostrado um bom futebol ultimamente. Já havia assustado os riograndinos no Estadual e agora mostra o resultado de sua persistência. Parabéns BX!


Rogério Feijó, ou melhor, seria Garfield?

# O título ficou com o folclórico João Carlos. Mesmo afastado mostra que ainda tem muita lenha para queimar. Fica a torcida que a competição continue estimulada para o próximo ano e que os santaneses possam participar mais das competições da FGFM.

# No estadual Master, nosso zagueirão Mabília esteve presente na disputa defendendo as cores amarelas da Graciliano Ramos. Infelizmente ficou na primeira fase.

# No futebol, subi a serra para ver de perto o "Mais Querido" nas mãos do "Mermão" Menezes contra os colorados. O que valia mais era ir em mais um estádio diferente para acompanhar o rubro negro. Apesar da derrota no fim do jogo por falha individual, a equipe está mais compacta e marcando bem dentro da lógica defensiva do técnico. Ainda que os vermelhos estivessem com uma equipe de melhor qualidade, não houve chances claras em cima do gol de Felipe (excetuando o lance do lateral Fabrício). O caminho será esse, uma campanha regular, e se possível, sem sustos esse ano para arrumar a casa em 2014.


Frio?! Isso é psicológico...

# Pela Libertadores, a missão é ingrata, porém não é impossível. O Atlético precisa de dois gols para levar a decisão para os penais amanhã no Mineirão. Porém, a dois aspectos a considerar. Primeiro, o adversário, embora fraco tecnicamente, é matreiro e sabe que tem uma boa vantagem na mão. Seus zagueiros não terão vergonha de dar bico para a lagoa da Pampulha afim de evitar qualquer surpresa. Ao contrário do Newell's, que tentou surpreender o Galo saindo para o jogo no começo do embate no Independência, os guaranis se fecharão com toda a certeza numa forte retranca do 5-3-2 do técnico Ever Almeida. O segundo, o fato de mandar esse jogo no Mineirão, deixará digamos, os paraguaios mais tranquilos em relação a pressão imposta pela torcida. Sabem que tem o relógio a favor e qualquer catimba custará preciosos minutos para os mineiros. 



# Em todo o caso, aposto em um gol do Galo, o problema é, em que tempo esse gol vai sair. Contra o Newell's, os mineiros abusaram do cruzamento frontal e agora? Como sair da famosa defesa paraguaia? E o pior, no embate como esse, contra uma equipe fraca tecnicamente, com o passar do tempo, essa equipe terá um ganho psicológico muito grande a frente de um favorito desesperado. A auto confiança em saber que pode sair com o título, pode ser o combustível de cada dividida guarani.

Voltaremos durante a semana. Até!