segunda-feira, 25 de março de 2013

Pé do Cajubrina

"Segunda feira" de cinzas

Depois de tres dias de futebol de mesa de altíssimo nível, retornamos a "capital do gaúchos" com a bagagem lotada de historias e de bons momentos passados praticando nosso esporte favorito. Antes de sentar aqui e desenrolar os fatos, tivemos que honrar os "compromissos familiares", passeando com a família (a famosa "média") no final do dia e somente agora na segunda podemos falar novamente do esporte das mesas.

Troféu Abertura

Na quinta passada, seguiu a segunda rodada dos jogos de liso e cavado na rua Graciliano Ramos.

Cavado 

20h
Burgel 2x1 Pufal
Gilberto 0x1 Mabília

21h
Burgel 2x0 Mauro
Pufal 1x0 Mabilia

Liso

20h 
Caju 2x1 Róbin

# Aproveitando ainda a falta de ritmo de jogo de Pufal, Burgel conseguiu uma importante vitória no primeiro embate da noite. Em seguida, consolidou seus 100%, derrotando Mauro por 2x0. Recuperou-se da jornada ruim da semana passada.

# Pufal se recuperou da primeira derrota vencendo Mabília pelo escore mínimo. Antes, o mesmo Mabilia fez o "crime" contra o ex-presidente Gilberto. Vence-o por 1x0 e tem dado trabalho em seus jogos.

# No liso, dois iniciantes em campo é resultado de inúmeras oportunidades de chutes a gol. Róbin e Caju fizeram a única partida da noite, porém o "interino" do Sport conseguiu melhor aproveitamento e conseguiu sua primeira vitória no "lisote".

# Leão esteve no departamento para treinamentos que visava o compromisso da Copa do Brasil. Realizou um bom treino e passava dicas ao guri Lucas.

Copa do Brasil - Caxias do Sul


Salão de jogos

Uma semana depois do Estadual por equipes, as atenções se voltaram novamente para bela Caxias do Sul na I Copa do Brasil. Esta competição apresentava um formato inédito e ao mesmo tempo envolvente  em relação as disputas anteriores. Moldada no estilo "mata-mata", mas com umas pequenas particularidades que lembram um pouco as disputas olímpicas do judô. Primeiramente, o técnico avançava até a fase final construída vitoria após vitória. Caso fosse derrotado uma vez, passava pra o "outro lado" do chaveamento, encarando outros perdedores e poderia chegar até o final. Caso nova derrota, perdia a possibilidade de título, mas poderia conseguir o pódio como terceiro ou quarto lugar. A terceira derrota significava exclusão precoce.


A lenda baiana Diógenes

A competição apresentou vários nomes de peso da modalidade liso, lista-los aqui seria até uma injustiça  com os demais, caso esquecesse um ou outro nome. Tirando os conhecidos nomes locais e tradicionais vencedores, esta também trazia vários técnicos da região nordeste: baianos, potiguares, capixabas, alagoanos, sergipanos e apenas um representante de Pernambuco. Já da região sudeste, tivemos representantes do Rio de Janeiro e da região sul Santa Catarina e o Rio Grande.

A Franzen foi representada por oito atletas. Alam, Leão e Caju no especial. Breno e André no sênior. Moretto e Foscheira no master e Lucas no júnior  No especial, a melhor colocação foi de Leão que iniciou bem sábado com duas vitórias, uma contra Caju (0x0 - P 4x3) e depois contra  Thiago Feliz-ES (2x1). No sábado enfrentou e venceu Mário por 2x0, porém sofreu o primeiro revés contra Aldemar-RN (0x0 - P 3x2). Na primeira repescagem perdeu para Felipe da Afumepa (4x0) e despediu-se da segunda repescagem perdendo para Flávio Lisa-SE (2x0). Alam perdeu seus tres jogos e enfrentou em um deles, o forte Danilo Costa-BA (2x1). Caju despediu-se com dois empates e um derrota (1x0) para Gilvani "Grilo".

Nas semifinais, Vinhas derrotou Aldemar-RN  por 1x0 e o baiano Gabriel Mello eliminava Pizza filho por 1x0. Na finalíssima, Vinhas superou Gabriel Mello por 2x0, abrindo o placar após chute que explodiu no peito do goleiro do Coxa. Detalhe interessante que era o terceiro chute de Gabriel que parecia estar mais próximo da vitoria. Coisas do futebol de mesa. Pizza filho também com excelente campanha terminou em terceiro ao segurar um empate sem gols contra Magno-SE que vinha da repescagem.


Categoria especial: Vinhas-RS

No master, Lauro Moretto perdeu para Rubinho-ES. Na primeira repescagem venceu Foschiera por 2x0, perdeu para Zeni-RS (1x0). Em seguida na segunda repescagem, venceu Ávila por 1x0, empatou com Zeni-RS (0x0)  em novo confronto e disputou e perdeu o terceiro lugar com Waltinho-BA empatando em 0x0. Terminou em quarto lugar. Foschiera não foi bem e perdeu sua repescagem para Pizza Pai ficando fora da zona de premiação.


Categoria master: Wanner-RJ

No sênior, André colocou a Franzen no pódio chegando em quarto lugar. Derrotou Humberto-RN (1x0), empatou e venceu nos pênaltis Luis Américo-BA, em seguida empatou novamente com Zezeca (1x1) perdendo nos pênaltis. Na repescagem enfrentou e perdeu para Nilmar por 2x1. Na segunda repescagem, empatou com Kuhn e chegando a disputa do terceiro lugar e perdendo para Carlson-RN. Já Breno Kreuzner venceu Cláudio Savi (2x1), perdeu nos pênaltis para Carlson-RN. Foi para a primeira repescagem empatou e superou Walter-RS (0x0), porém em seguida perdeu para Fábio Lustosa-BA por 3x2. Na ultima repescagem venceu Eugênio-BA (1x0) e perdeu para Jorge Campos-BA (1x0). 


Categoria sênior:Rodrigo-ES

No júnior, Pica-pau reinou absoluto e conquistou o titulo da categoria sem dificuldades. Ganhou até a vinheta do personagem homônimo na entrega da premiação. Nosso guri Lucas chegou em quinto, porém mesmo perdendo seus jogos e participando da sua primeira competição oficial, apresentou bom desempenho.


Categoria Junior: Pica-Pau-RS

Dois toques.

# Além da fórmula inédita, esta competição foi caraterizada por um excelente clima de "fair play" entre os competidores, não constatando nenhum problema extra campo.

# A primeira conquista nacional na categoria especial não podia estar em boas mãos. Marcelo Vinhas chegou com méritos a final e conseguiu o título demonstrando um jogo pensando e com seu tradicional equilíbrio emocional (via falsa "sonolência"). Obteve a vantagem de um gol após arremate de Gabriel Mello e manteve uma boa composição defensiva para não ser pego no vazio. Esperou o contra ataque na hora certa para fulminar com 2x0 a seis minutos do fim de jogo. Aliás, após o segundo gol, bastou ao baiano o reconhecimento da vitória encerrando o confronto.


Vinhas se concentra e a segundos do chute... 

# Além dessas qualidades, Vinhas sempre se apresenta como um técnico de altamente correto nas mesas e longe de qualquer discussão ou polêmica, possui perfil sereno e aglutinador. Apresentou também seu lado dirigente ao comandar a FGFM, na gestão anterior ao atual presidente Daniel Maciel e manteve o bom nível de condução assim como nas últimas gestões.


...que o fez entrar na historia da modalidade liso.

# Apesar de todas as teorias, os baianos reconheceram a evolução gaúcha na modalidade e fizeram algumas previsões de técnicos que poderão conquistarão título de campeão brasileiro. Esperamos que essa previsão se consolide em Caiobá-PR.

# Realmente é muito diferente a forma de jogar dos  lisistas nordestinos. Alguns com botões pequenos, com 54 ou 55 mm. Com pouca altura, quase como uma ficha. Botões extremamente leves que com um pequeno toque conseguem lançar e permanecer em campo bloqueando o adversário. Várias jogadas foram criadas através de tiro de meta, já para que nas próximas duas ou tres jogadas possam arrematar a gol

# Contando com a elaboração do trio da CBFM (Robson Mafra, André Marques e Weber - "pai da fórmula" da competição), organização e o acolhimento da AFM - Caxias do Sul não podemos deixar de reconhecer o esforço dos organizadores. A estrutura do hotel Personal, com espaço físico do salão e outras facilidades, tornaram mais agradável a estadia dos técnicos visitantes.


CBFM em ação. Weber deu carrinho, bateu escanteio e foi para cabeceio.

# Tive o prazer de conhecer e reservar duas horas depois do sábado para um bom bate-papo com o baiano Zezeca, hoje radicado no Clube do Amigos de Sergipe. Na conversa, relembrou a trajetória do pioneiro Roberto Dartanhã, que é avô do técnico Gabriel Mello e sua batalha para implantar o futebol de mesa em Salvador. Contou também suas conquistas ao longo de 30 anos de futebol de mesa, também a famosa história do "galeto" com Breno Kreuzner e seu objetivo de colocar os mais jovens praticando o futebol de mesa.


Leão, o editor e Zezeca. 

# Quem disse que futebol de mesa não é ciência!? Para o alagoano Magno é um estudo de observação e estatística. Pois o mesmo confeccionou uma planilha onde ele analisou todas as 16 mesas do salão. Tocava o seu jogador de uma ponta a outra da mesa para verificar a "caída" e assim não ser tomado de surpresa por nenhuma delas. Impressionante.


Magno-SE e seu leantamento estatístico das mesas

# Na noite de sábado ocorreu o jantar de confraternização onde com os grupos formados,  houve uma boa roda de conversas até as 3h da matina. Isso quase expulsos pelo barman. 

# Houve também as impagáveis historias de Marcelo Cepel (tocando para o telefone do nosso quarto a 1h da manhã), Zilber e Osmar, contando ainda com toda a conivência do "pretor" Aldyr Schlee

# Bola no gol - Para o guri Pica-Pau que além de papar mais um título, vai ganhando status nacional e respeito de todos os técnicos presentes.

# Bola na meia lua - O título na categoria especial trouxe um novo ânimo para os técnicos de ponta do estado. A expectativa para uma nova conquista ficará para novembro em Caiobá-PR

# Bola no fundo - Para os botonistas que com seus próprios erros ficaram na primeira fase. (E eu também me incluo...rss.)

# Em tempo: Recebi o email do nosso diretor técnico Mauro de Deus e informava o desempenho do nosso veterano Mário Schemes no BBB (Bola Branca), que terminou na terceira posição. A competição desta vez foi realizada no COP em Pelotas e além de Mário, Mauro, Domingos e Mabília participaram do encontro. Nosso abraço!

# Futebol bretão na essência. A boa matéria de Mauro Cézar Pereira da ESPN Brasil sobre o jogo das eliminatórias de 2014 entre Escócia e País de Gales. Vale a pena conferir:

http://espn.estadao.com.br/post/318450_video-frio-neve-nacionalismo-e-futebol-na-congelante-noite-de-glasgow-e-jogo-da-escocia

Voltaremos durante a semana. Até!