domingo, 3 de março de 2013

Pé do Cajubrina

Em mais um domingo com as notícias da bola achada das mesas esmeraldinas. Ontem, tivemos na sede da Graciliano Ramos, a competição Open Franzen na modalidade de liso com o encontro de vários técnicos. Afumepa, AFM e Guaíba estiveram presentes nas disputas.


Tablados franzeanos em ação

A fórmula foi bem interessante. Cada técnico tinha direito a cinco jogos, determinados por sorteio e sem chaveamento. Com isso, havia uma classificação geral, qualificando os quatro primeiros para as quartas de final e entre o quinto e o décimo segundo um confronto de oitavas de final. Após a maratona de jogos, tivemos os seguintes cruzamentos nas oitavas com os colocados de quinto ao oitavo como mandantes e vantagem de empate.


Alam e Breno em disputa caseira


Leão 1x1 Vinícius
Kuhn 0x1 Moretto
Prezzi 1x1 Sérgio Oliveira
Mallet 3x2 Fosqueira

Já nas quartas de final, os vencedores enfrentavam os quatro primeiros e estes levavam a vantagem do empate.


André e Kuhn fazendo mais um clássico


Maciel 2x2 Mallet
Mário "Mariola" 1x1 Leão
Breno 0x1 Moretto
Alam 1x0 Prezzi


Leão, Prezzi, Mallet e Breno. Quinto ao oitavo.


Já nas semifinais os cruzamentos foram.

Mário "Mariola" 2x0 Moretto
Alam 0x1 Maciel

E na finalíssima tivemos:

Mariola 3x1 Maciel


Mariola triunfante na primeira etapa


Moretto, Alam, Maciel e Mariola. Os quatros primeiros


Dois toques:

# Nas oitavas e quartas, tivemos a superação de Lauro "Eye" Moretto  com a reversão da vantagem nos seus jogos. Eliminou seu companheiro de amistosos, Carlos Kuhn, com o placar mínimo faltando 2 minutos para o fim. E nas quartas, Breno também com placar mínimo. Mais uma do "velhinho" travesso...

# Já Mallet teve que suar muito para evitar a desclassificação para o "uruguaio" Fosqueira. Mesmo com a vantagem, o técnico de Guaíba foi exigido pela boa performace do adversário que manteve o jogo vivo até o fim.

# Vinícius teve a classificação na mão contra Leão no ultimo chute mas pecou na finalização. O franzeano nas quartas enfrentou Mariola em um clássico sem prognostico. Foi eliminado pela vantagem do caxiense.

# Prezzi foi a surpresa nesta fase que deixou de fora nada menos que Sérgio Oliveira, com um empate. A desclassificação veio frente a Alam que derrotou pelo escore minimo. Alam estava na pontas dos casco, o que prova que os treinos foram bem válidos.

# Maciel derrotava Mallet até o fim do jogo, quando sobrou uma bola para chute dificil. Mesmo assim, o serrano optou pelo chute, que logo em seguida, explodiu no goleiro de Mallet puxando o contra golpe. Com o gol do "guaibeiro", a chance de levar a melhor campanha até a final foi perdida, para desespero do atual presidente.

# Nas semifinais, houve um enfrentamento particular entre Franzen e AFM. Porém, o melhor nível técnico dos técnicos da AFM falou mais alto e assim Mario e Maciel passaram para as finais. Alam terminou em terceiro e Moretto em quarto.

# Na disputa pelo título, foi um duelo dos dois "presidentes", com o clube enfrentando a federação. Mário foi imperdoável ainda no primeiro tempo e garantiu o 3x0, administrando o segundo tempo. Já havia eliminado o mesmo Maciel no Torneio de Verão no Círculo Militar também nas semifinais. O título fica em boas mãos e também mostrando a força dos serranos na disputa, com o terceiro título nesta competição.



Dupla quase dinâmica..


Retranca F.C

Como bom rubro negro, a data de hoje reserva um momento mágico no futebol do clube. Neste 03 de março, o maior ídolo rubro negro completa 60 anos e as homenagens dirigidas durante a semana foram mais que justas, com direito a estátua na Gávea e muita cobertura jornalistica. Porque não houve a mesma situação para os 40 e 50 anos? Acho que agora, embalado com os sinais enviados pela a nova diretoria, os torcedores criaram esse movimento em homenagem ao Galinho de Quintino dando um sinal que querem um clube transparente, competitivo e vencedor, assim como foi o craque rubro negro. Uma empolgação que todo o flamenguista quer e tem o direito de sonhar.


Presente de natal em 2012

Vi vários jogos do Zico, muitos já na fase final de carreira. Porém um foi especial. Lá no distante 28 de outubro de 1988, uma sexta feira a noite, fui ao Maracanã com dois colegas assistir o rubro negro enfrentar os catarinense do Criciúma. Seriam as últimas competições nacionais do Galinho que jogaria mais um ano e encerraria a carreira em fevereiro de 1990. Mesmo com o joelho estourado, seguia jogando a base de infiltrações, mostrando um profissionalismo que anda ausente hoje na geração "chinelinho".

O jogo seguia tranquilo, com o Flamengo vencendo por 2x0 gols de Bebeto. No segundo tempo, atacando para o lado da torcida, Zico recebe uma bola no meio campo entupido de jogadores adversários. Em seguida, vê Bebeto se deslocando pela esquerda e o lança. O baiano então ao invés de olhar para área para achar o outro atacante para o cruzamento, prefere brecar e atrasa em um passe em direção da meia lua. Zico vem correndo por trás da defesa e acerta um chute na veia e na gaveta, sem chance para o goleiro catarinense imóvel. A comemoração foi vibrante e com ele correndo na direção da "geral" do velho Mário Filho e é essa a imagem que até hoje tenho guardado dos seus feitos.



Mesmo com duas décadas depois, continua sendo venerado pela torcida rubro negra e respeitado pelas outras hinchadas, pelo simples fato de ter encarnado tudo que um torcedor quer de um jogador. Profissionalismo, paixão, envolvimento e dedicação a seu clube. Tudo isso sem ter que beijar uma unica vez o escudo.



Seção arroz carreteiro:

# Amanhã a noite, segue a presença de Mauro de Deus com a tabela pronta para a primeira competição do ano.

# A equipe de liso da Franzen deve ser formada por Leão, Breno, Alam e André para subir a serra na disputa do Estadual da modalidade dia 15 deste mês.

# Quem virá essa semana para os tablados franzeanos será Luiz Eduardo "Carecone". Um bom motivo para assar uma carne. Fica a dica.

# A AABB de Canguçu publico uma série de vídeos sobre seu Torneio Inicio. O mesmo foi vencido por Benhur com seu Boca Juniors derrotando Ricardo pelo escore mínimo. Vale a pena conferir.

# Outra associação que moveu suas peças de acrílico foi o COP. O torneio de aniversário homenageou Rogério Harder e segue a sua segunda fase no dia 09 de março.

# Ontem em Pelotas, Tiago Pierobom conquistou o Abertura no sábado derrotando Osmar nos pênaltis por 4x3 após empate sem abertura de escore. Badia e Zilber (grande torcedor do editor) completaram o quarteto.

# Aliás, agradeço de coração as manifestações de incentivo durante a competição de liso nos tablados franzeanos ontem, via facebook. O problema está na peça que fica localizada entre a régua e o plano horizontal, popularmente chamado de "solo". Definitivamente, o liso não ha espaço para aventureiros..rsss.


Frase da semana:




"A mente é como um para-quedas. Somente funciona ao abri-lo. "

Frank Zappa

Voltaremos durante a semana. Até!