quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Pé do Cajubrina

Reta final do Troféu Encerramento e início do mata-mata, são os destaques da semana.




Troféu Encerramento Cavado
Na semana passada, foram jogadas a últimas partidas da primeira fase com os seguintes resultados:

19h
Robin 3x1 Jarnnis
Obereci 1x0 Gilberto

20h
Mano 3x0 Jarnnis
Burgel 0x0 Caju
Robin 1x0 Gilberto
Diogo 4x1 Nelson

21h
Jarnnis 1x1 Diogo
Burgel 2x0 Robin
Caju 1x0 Gilberto

Dois toques:

# Robin somou seis pontos dos noves disputados. Venceu Jarnnis e Gilberto e logo em seguida perdeu seu último jogo contra Burgel, onde mesmo se vencesse, não tiraria o primeiro lugar de Tiago Pufal.

# Jarnnis que já estava considerado como "eliminado", por uma possível desistência, solicitou jogar seus últimos compromissos e voltou a fase classificatória. Além da noite pouco produtiva, o encontro entre os "Bocas", jogado contra Diogo Malett, terminou na igualdade de 1x1

# Mano fechou sua participação com excelente vitória contra Jarnnis por 3x0 e terminou na quarta posição. O técnico surpreendeu e fazia tempo que estava devendo uma boa campanha nas competições internas.

# Além da vitoria sobre Robin, Burgel conseguiu mais um ponto no empate burocrático contra Caju e assegurou a oitava posição.

# Hoje serão jogadas as partidas da fase inicial do Troféu Encerramento, e inicio da fase eliminatória da última competição longa franzeana. Duas partidas definirão a parte final do oitos classificados. Em seguida será realizado o mata-mata.

Jarnnis x Burgel

Caju x Jarnnis


Taça RS





Neste último fim de semana, na cidade de Viamão foi realizada mais uma edição da Taça RS, na modalidade de cavados com a participação de oito associações. Infelizmente, por motivos variados, houve um decréscimo das entidades em relação ao ano passado, quando foi disputado por 12 associações. Após a primeira fase, os confrontos no mata-mata foram:

Felipe 1x0 Leon (wo)
Michel 0x0 Azevedo
Cícero 1x0 Cepel
André 0x0 Diogo


Azevedo x Michel

Felipe passou as semifinais sem enfrentar Leon, que desistiu da competição por motivos particulares. Michel empatou o enfrentamento caseiro contra Azevedo, com uma chance deste na trave no fim do jogo. Cícero derrotava Cepel, que perdeu a oportunidade de empate ainda no fim do primeiro tempo e André conseguiu segurar Diogo, com a vantagem do empate.


Diogo x André

Nas semifinais, Michel com a vantagem empatou com Cícero e Felipe passava por André no "clássico" interno dos esmeraldinos.


Michel segura o empate frente a Cícero

Na final, Felipe encarou Michel da Riograndina que de forma silenciosa chegou a decisão e trazia toda a bagagem da escola de Rio Grande. Jogando pela vitória, Michel levou um gol muito cedo e precisou forçar um jogo mais agressivo que neste caso mostrou-se suicida. O segundo gol veio ainda no fim do primeiro e assim, Felipe pode administrar o jogo em um ritmo mais tranquilo. No segundo tempo, Michel conseguiu diminuir e voltou a todo a tentar a todo custo o empate. Cavadas longas afim de obter os "porquinhos" de ponta foram as jogadas mais insistidas pelo riograndino, porém o dia era de Felipe. Faltando pouco mais de 5 minutos, Michel não conseguiu uma cobertura difícil e Felipe matou o jogo em 3x1.


Felipe realizando o chute no primeiro gol

Felipe foi o campeão com méritos. Capacidade técnica, equilíbrio emocional e persistência foram os ingredientes do técnico esmeraldino nesta competição. Além disso, houve também todo um planejamento para a competição comandado por Dani Junqueira que trouxe "debaixo do braço" mais dois juízes: Nelsinho e Pedro. Forneceu toda a tranquilidade aos dois técnicos representantes da Afumepa e sustentou a parte psicológica da equipe. Um excelente trabalho de "bastidores" pouco se visto no futebol de mesa da capital. Mostra também o resultado de um campeonato interno forte e de um grupo bastante coeso.


Felipe, Michel, Cícero e André. Quarteto finalista

Seção Rescaldo

# Robin e Caju foram os representantes franzeanos nesta competição. Caju foi abaixo do esperado e enfrentou, assim como os outros técnicos, a dificuldade de adaptação as mesas viamonenses. Róbin ainda conseguiu chegar a última rodada vivo, mas precisava de uma combinação de resultados para seguir em frente. Perdeu a última vaga para Leon do G.Santana.

# O destaque também, além da campanha de Felipe, foi a boa campanha de André da Afumepa. Os dois técnicos esmeraldinos terminaram suas chaves em primeiro lugar e o confronto entre os mesmo acabou deixando apenas um sobrevivente.

# A vitória de Felipe e o quarto de André foram bem comemorados por Dani Junqueira, que preferiu exaltar o orgulho de vestir a camiseta do grupo, e o apoio dos associados da Afumepa presentes na decisão.


Dani orgulhoso com seus "pupilos"

# A diferença entre os jogadores "diferenciados" com os "medianos", além da capacidade técnica, é a facilidade da leitura do jogo frente as dificuldades impostas. As mesas apresentaram um piso muito seco e pesado. Coberturas fáceis se tornavam um parto e a troca de bola ficou muito mais dificultosa. Levando para o campo real, seria como um jogo em um campo encharcado, onde qualquer chute para frente, se tornava um perigo para as defesas. Os referidos técnicos observaram rapidamente a necessidade de uma mudança de estilo, passando para um jogo mais conservado, arriscando nas cavadas mais fáceis, ao invés de jogadas curtas.


Felipe na decisão contra Michel. Equilíbrio e frieza até o fim

# A Riograndina trouxe talvez o juiz mais aplicado da Taça. Jesus além da arbitragem persistente, limpava as mesas no intervalo e até os jogadores dos técnicos, com uma paciência incomum.


Boa aquisição riograndina: Jesus

# Os tricolores de Rio Grande levaram os prêmios de técnicos de destaque tanto no liso, com Degani e Rodales, quanto no cavado com Sílvio Silveira.

# A competição também marcou o fim da mandato do biênio 2012/2013 que esteve nas mãos de Daniel Maciel e Pedro C.Hallal. Sem duvida, a continuidade do trabalho desta dupla, juntamente com apoio das últimas gestões, manteve a FGFM novamente nos trilhos. Os erros podem existir, e existiram, mas foram pequenos em relação aos avanços conquistados. Isso sem levar em conta, a dedicação quase "profissional" em um esporte tipicamente amador. Melhor infraestrutura para os técnicos, consolidação do "fair-play", divulgação e ampliação da modalidade liso foram os avanços. 


Semifinal Felipe x Andre. Apenas um sobrevivente

# Falando em infraestrutura, em última palavra o presidente Daniel Maciel observou a importância desta questão para que não haja esvaziamentos nas competições futuras. Alertou a necessidade de adquirirem novas mesas, tanto para as modalidade de liso, quanto para cavado, afim de elevar a qualidade das competições, proporcionado um melhor desenvolvimento coletivo.

# A partir desta data, este editor assume a função de diretor técnico da modalidade liso, no biênio 2014/2015. Convite feito por Daniel Maciel ainda no último campeonato especial de cavados em Canguçu, causou-me certa surpresa com a indicação. Continuarei com editor do blog da Franzen, embora com o tempo mais reduzido, por ter agora parte do tempo voltado para a FGFM. Um desafio muito importante para a direção do esporte estadual e uma forma de contribuição a um grupo de técnicos que confiaram no meu nome. Obrigado.

Voltaremos na próxima semana. Até!