segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pé do Cajubrina

Voltamos a mais uma coluna com as notícias do nosso nobre esporte bretão dos tablados. Depois de uma maratona de jogos em S.Lourenço do Sul e a volta da viagem, tivemos o merecido descanso no fim do domingo.

Troféu Abertura Cavado


Xeneizes na liderança

19h
Mauro 1x3 Róbin
Padilha 2x0 Mabília

20h
Mauro 2x0 Mabília
Jarnnis 2x0 Gilberto


21h
Jarnnis 3x1 Róbin
Caju 0x0 Mano
Mauro 1x1 Padilha

Dois Toques Cavado

# Sete jogos movimentaram os gramados da Franzen.

# Jarnnis continua patrolando seus adversários. As "vitimas" da noite foram Gilberto, que venceu por 2x0 e na segunda rodada, e vitória contra Róbin por 3x1. Detalhe foi mais um gol de bola rolando do técnico que está fazendo a sua fama de "Havengar".

# Róbin havia conseguido uma boa vitória sobre Mauro por 3x1 antes da sua única derrota da noite. Se mantem dentro do G8.

# Igualdade no "Old Firm". E assim, Mauro e Padilha terminaram empatados em 1x1. Padilha ainda somou mais tres pontinhos com vitória  em cima de Mabilia. Já para os italianos dirigidos por Mauro, além desse empate e da derrota para Róbin, os alvi-negros conseguiram uma vitória contra Mabília

# Caju e Mano ficaram no zero em partida equilibrada. Contrariando as expectativas, um bom jogo "jogado", porém com defesas equilibradas.

Troféu Abertura Liso

20h
Alam 0x1 Burgel
Pufal 1x1 Breno
Lauro 4x0 Lucas

21h
Leão 1x0 Breno
Alam 2x0 Lucas

Dois Toques Liso

# Noite não muito boa para a equipe de Manchester. Empate em um gol contra Pufal, que a cada dia vai recuperando sua velha forma, e depois derrota no "clássico" contra Leão pelo escore mínimo.

# Alam Casartelli com dois jogos obteve 50% de aproveitamento. Foi surpreendido por uma derrota para Burgel, onde teve a infelicidade de perder um pênalti, depois de ter criado boas chances durante o jogo. No fim da noite, derrotou o guri Lucas por 2x0.

# Já no clássico do opostos, vitória do mais velho (ou melhor mais experiente) por 4x0. O velhinho "travesso", Lauro Moretto continua aplicando as suas. 

15° Lagoão - São Lourenço do Sul.




 Neste fim de semana, foi realizada na "Pérola da Lagoa", o 15° Taça Lagoão de Futebol de Mesa na modalidade de cavados. Um evento tradicional e muito bem prestigiado pela maioria das associações de futebol de mesa do estado, onde alguns expoentes da mesa puderam disputar uma competição sem a devida pressão de um encontro oficial. Nomes tradicionais como: Robson Bauer, Daniel Maciel, Ronir, Diogo, Indio, Piruka entre outros.


A "lenda" Ronir Oliveira

A organização veio pelo trio Felipe Lobato, Ênero Cabaldi e Ildo, que em esforço incomum, tentou de todas as formas deixar os participantes "em casa". Isso aliado também a bela cidade de São Lourenço que possui um polo turístico bem interessante.


Local da competição

Pela competição, a Franzen foi representada por seis técnicos: Burgel, Mauro, Padilha, Foschieira, Caju e Lucas. Os quatro primeiro foram pelo sênior, Caju no especial e Lucas no juvenil. Depois da maratona da primeira fase, apenas Burgel e Mauro sobreviveram para o domingo pelo sênior. Nas quartas de final, Burgel foi eliminado por Edison (COP) e Mauro superou Lacerda (UPFM). Nas semifinais Mauro eliminou Edison (COP) nos penais por 4 x 3 e enfrentou na finalíssima Carlão (CM). Em partida equilibrada e com poucas chances, a decisão foi novamente para os penais, onde nosso diretor técnico sucumbiu em cima do com goleiro alvinegro de Carlão.


Franzeanos em ação

Nossos parabéns a Mauro de Deus e seus pequeninos botões que por pouco não colocou seu nome na galeria da vencedores do Lagão. Porém, sua campanha foi excelente.


Mauro e seu vice-campeonato

Os resultados finais ficaram desta forma:

Especial
Robson Bauer - campeão
Índio - vice-campeão
Rui - terceiro lugar
Piruka - quatro lugar

Sênior
Carlão - campeão
Mauro - vice-campeão
Ochoa - terceiro lugar
Edison - quarto lugar

Juniores
Pica-Pau - campeão
Luis Collares - vice-campeão
Hemerson - terceiro lugar
Lucas - quarto lugar

Lagoinha
Umberto - campeão
Daniel Maciel - vice-campeão

Seção Rescaldo

# Mesmo enfrentando o problema crônico das mesas e a alta umidade do ambiente, a Taça Lagoão do Gel é um sucesso em termos de competição não oficial e sua existência faz parte da historia do futebol de mesa gaúcho. Talvez, seja a maior competição nesses termos em número de técnicos participantes.

# Com o aumento de técnicos na modalidade liso, o Lagoão se tornou uma competição que canaliza muitos jogadores de cavado que não estão no mundo lisista e que ainda estão acertando suas equipes para as competições estaduais.  Com uma atenção maior sobre as mesas ou conseguindo através de patrocínio a obtenção de novos tablados, o Lagoão atingiria com toda a certeza, um patamar como o estadual especial em número de participantes.

# Entretanto, a competição trouxe alguns momentos históricos e inesquecíveis.

# Primeiro, a partida pelo Lagoinha entre Adão e Dani, onde o riograndino saiu na frente com um chute de cavador muito comemorado e também pelo seu adversário. Depois do empate, o jogou seguiu para os pênaltis, onde a "torcida" pró-Adão foi muito grande e com direito a "vaias" nas cobranças de Dani.(Aliás, é um verdadeiro show-man). Um momento muito marcante da competição.

# Houve também as palavras emocionadas de Umberto (HPC) que mesmo após a conquista e com os olhos marejados, não esqueceu de mencionar o técnico Robson Bauer, hoje na AFM-Caxias. Segundo as palavras do santa-vitoriense para este editor: "Não vejo o Robson com outra camisa além da nossa". 


# Ao receber o título do Lagoão, Robson fez questão de retribuir a fala. Relembrou a importância da ligação que possuía com a antiga agremiação e também da boa relação que mantem com a atual camiseta. Emocionado, fez questão de lembrar que essa amizade conseguida ficará para sempre, e logo  em seguida, reservou um forte abraço ao amigo Umberto.


Robson, Felipe Lobato e Ildo

# Outros técnicos estiveram presentes. Marcelo Vinha, Badia, Vinícius, Jefferson, toda a turma de Canguçu (desculpe, esqueci seus nomes..)

# Não podemos esquecer das acomodações da Pousada Sol Nascesnte, que mesmo com simplicidade, ofereceu um bom acolhimento durante nossa estadia. E também a honestidade do seu proprietário que levou o MP3 do presidente Burgel para o mesmo após esquecimento no local.

# Depois de perder o sono, tive o prazer de acordar pouco depois das 6h da manhã e presenciar o amanhecer pelo horizonte da lagoa dos Patos. Realmente um momento diferenciado.


Despertar atômico

# São nessas viagens que conhecemos melhor nosso companheiros de esporte e faz aumentar o entrosamento entre mesmos. Padilha foi nosso motorista (de formúla 1) de plantão durante a viagem e nos presenteou com frases antológicas como: "Todo o funcionário público é retranqueiro". Aliás, isso pode até gerar uma tese de doutorado. Explicava que os funcionários sabem administrar melhor o tempo e suas miudezas.Tudo isso regado a uma overdose de Paula Fernandes. 

Voltaremos durante a semana. Até!