segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Pé do Cajubrina

Estamos novamente trazendo as informações do nobre esporte de mesa na associação áurea de Porto Alegre e também do Estadual Especial.

Troféu Celebridade


Mauro e a sua Juventus estarão em campo logo mais.

Amanhã segue o mata-mata com quatro jogos que definirão os semifinalistas:

Leão x Caju
Róbin x Mabilia ou Mário Schemes
Alam x Domingos
Mauro x Jarnnis

Dois lances:

# Róbin esperará ainda o jogo entre Mário e Jarnnis, que entram em campo mais cedo, para definir se os argentinos do River Plate irão ao mata-mata.

# Mauro e Jarnnis, que já está classificado, duelaram uma vaga na semifinais.

# Alam e Domingos entrarão em campo na quinta feira. Haverá também rodada de amistosos.

# Os pernambucanos do Sport enfrentam os argentinos do Independiente em jogo disputado.


Estadual Especial 2012.



Uma grande festa do futebol de mesa estadual

Neste fim de semana 64 técnicos estiveram presentes para a disputa do campeonato mais cobiçado do estado. Realizado nas dependências do Círculo Militar, os jogos transcorreram em um clima de grande disputa, porém com respeito e camaradagem entre os jogadores. Vale lembrar um novo formato foi adotado pela FGFM, que aboliu uma fase da disputa e o substituiu por uma mata-mata de oitavas de final. Isso também tornou a competição mais emocionante e mais democrática, que fez mais técnicos participarem dos embates decisivos.

A Franzen foi representada por três técnicos: Alam, Róbin e Caju. Porém, a campanha não foi gentil com o clube da Graciliano Ramos. Caju caiu na primeira fase e Róbin encontrou um grupo intrincado com Vinha e Degani a frente. Alam ainda deixou as chances franzeanas acesas, entretanto disputou contra Elisandro e Cristian Baptista as vagas da segunda fase e veio perder a classificação após derrota frente ao técnico de Caxias do Sul. 

Após as definições das oitavas e quartas de final, os semifinalistas foram representados nos confrontos abaixo e os placares foram. 

Sílvio (ARFM) 1x0 Índio (Afumerg)
Vinhas (Academis) 0x0 Felipe (Afumepa)

Os mandantes tinham a vantagem do empate. Na grande finalíssima, Silvio manteve novamente a vantagem do empate contra Vinhas e ainda assim conseguiu a vitoria por dois gols que proporcionou aos tricolores o tetracampeonato inédito. Já Vinhas da Academia, no melhor estilo "come-quieto", ficou com o vice-campeonato.


Técnicos na zona de premiação: Silvio, Vinhas, Felipe e Índio


Sem dúvida a ARFM está um degrau a mais que as demais associações. Com um jogo sólido e competitivo, manterão a hegemonia estadual por um longo tempo. A Academia, assim como no Estadual por Equipes, segue ainda como um adversário mais temeroso as pretensões estaduais riograndinas. Além de contar com grandes técnicos, o fato dessas associações praticarem também a modalidade liso, fez aumentar e muito a capacidade defensiva nas mesas. Em situações que normalmente no cavado busca-se a cobertura segura como forma de proteção, estes técnicos passaram a contar com duas armas: a cobertura e também o recurso da jogada de corte preciso em momentos de pressão dos adversários.

Outros destaques foram a terceira colocação de Felipe da Afumepa, que mantém sempre uma regularidade técnica elevada e Índio da Afumerg que terminou em quarto lugar premiando um bom desempenho da associação rubra de Rio Grande.

Acrescentando algumas observações plantadas pela FGFM, podemos salientar a formação da Taça de Prata que surgiu de modo experimental e que será jogada oficialmente nas próximas edições. Uma ideia fantástica tendo em vista que pode proporcionar um maior intercambio entre concorrentes que antes paravam na primeira fase. Uma competição deste nível não diminuirá de forma alguma a participação dos determinados técnicos, pelo contrario, haverá um ganho técnico e de incentivo para aqueles que jogaram apenas três jogos na primeira fase.

Outro item que podemos evoluir é no quesito de padronização das mesas. Essa ideia pode amadurecer com o tempo, para garantir que em qualquer competição realizada pela FGFM poderemos encontrar mesas de qualidade como recentemente observadas em Canguçu. Normalmente estamos acostumados a um padrão De'Lei e o grupo de mesas utilizadas neste fim de semana, especificamente do G.Santana estavam abaixo do esperado, embora sabemos do intuito de apoio da entidade coirmã. Porém, uma boa reforma nas mesmas podem deixa-las tão parelhas como as mesas do Círculo Militar e da Afumepa, ambas reformadas talentosamente através das mãos de Dani Junqueira. Isso também traria um acréscimo técnico grande para as competições patrocinadas pela FGFM.

Parabenizamos o técnico Silvio Silvera pela inédita conquista e aos demais competidores que formaram o quarteto finalista. A próxima competição estadual dentro da modalidade dos cavados será a Taça RS, que foi remanejada para S.Lourenço do Sul. Até lá, nossos técnicos estarão envolvidos nas suas respectivas competições internas e também pelo Campeonato Brasileiro da modalidade que será jogado em Cascavel.


Beabá da Franzen

Semana passada deixamos outro desafio sulamericano. Ninguém ousou chutar e a cancha era o Estádio General Pablo Rojas do Club Cerro Porteño do Paraguai. Também conhecido com "La Olla" (a panela), onde normalmente costuma atucanar a vida do clube visitante com chuva de pedras e garrafas. Vamos para outro alçapão da nossa América do Sul.


O Grêmio já andou levando algumas "botinadas" nesta cancha.

Lentinhas

# O Estadual é uma grande oportunidade de encontramos vários personagens que escreveram sua historia no futebol de mesa. Após perder a oportunidade de fechar um "porco" em um jogo na primeira fase, eis que surgem uma voz ao meu lado dizendo: "Não tem que ter medo, tem que ter c...(é aquilo que fica entre as pernas do homem) de ouro para fazer isso..hehehe". Quando me viro, deparo com a "lenda" Ronir e suas intermináveis tiradas.


O editor e a Lenda

# Outro dois personagens desta competição foram o "Presidente" Daniel Maciel que surpreendeu muitas expectativas chegando as quartas de final e também Cristian "Tatu" Costa, que assim como na edição passada desta mesma competição, ficou entre os oito melhores do estado. Talvez foram as aulas defensivas em vídeo conferência com o técnico helênico que aprimoraram a sua retaguarda.


Diogo, Alex, Pres. Maciel e Cristian Tatu

# Houve também as ausências de alguns técnicos tradicionais na pelejas de mesa do estado. Nomes como Cepel, Joni e Sapo (APFM), Vinícius e Umberto (HPC) , Leão (Franzen), Paim (ABP), Gilvani (Manchester), Terroso (Afumerg), Cristiano (GS) , José (Delei), Zilber (Academia) entre outros.


"Se você quer ser bem sucedido, precisa de dedicação total, buscar seu ultimo limite e dar o melhor de si mesmo."
   Ayrton Senna

Voltaremos durante a semana. Até!