segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pé do Cajubrina

Semana de liso na Associação Franzen de futebol de mesa. Após uma de ressaca de futebol de mesa, os amarelos voltaram ao tablado na modalidade emergente do futebol de mesa gaúcho.



Troféu Abertura Liso

19h
André 5x0 Pufal
Robin 2x3 Alam

20h
Robin 1x3 Pufal

21h
Robin 3x0 Xico

Desempate de liderança André 4x3 Alam (pênaltis)

Dois toques: 

# Restando poucos jogos para finalizar a primeira fase da competição de lisos, os técnicos foram a campo na ultima quinta para recuperarem alguns enfrentamentos.

# André goleou Pufal por um elásticos 5x0. Apesar do placar elástico, o que se viu foi um jogo aberto, onde mesmo com placar adverso Pufal ainda tentou pressionar o experiente André, mas o nosso "manager" da CBFM foi imperdoável nas finalizações e mereceu a vitória. 


André em primeiro lugar  no geral

# Robin precisou recuperar tres jogos. No primeiro perdeu para Alam, por 3x2. Em seguida nova derrota para Pufal por 3x1 e finalizando, já no apagar das luzes, vitória contra Xico por 3x0. Os portugueses fazem boa campanha lembrando, apesar das derrotas, devem se classificar, na primeira competição de Robin na modalidade.


Robin pegando o gosto do "lisote"

# Outro que está iniciando e ainda aprendendo os segredos do liso, é Thiago Pufal que mesmo com as derrota, jogou ofensivamente e se recuperou do primeiro revés contra André. Venceu Róbin por 3x1. Mostra-se bem empolgado com a mecânica de jogo dos lisista.

# Alam Casartelli após vitoria contra Robin, precisou bater penais a distancia contra André para definirem o primeiro colocado geral da primeira fase. Empatados nos mesmo critério, André venceu Alam por 4x3 e segue com primeiro colocado geral e cabeça de chave para a próxima fase. Alam Casartelli ficou em segundo, encabeçando a outra chave.

# Com pouquíssimos jogos em aberto, solicitamos os técnicos que finalizem o mais cedo possível seus jogos para prosseguirmos a competição.

Seção Rescaldo

# Por um esquecimento total e correria na semana anterior ao Estadual. E depois de devidamente cobrado até com puxões de orelha (rs), deixamos aqui a nota da conquista do 47° Bola Branca pelo franzeano Mário Schemes e também a conquista do "Bola Murchar" (repescagem) de Mauro de Deus. Parabéns pelas conquistas no mais famoso encontro de botonistas do RS.

# Em contato com Luiz Eduardo "Careca", organizador do Campeonato Brasileiro Livre, informou que estão sendo adquiridas dez novas mesas fabricadas pelo Nero (De'Lei) para o encontro no final do mes em Florianópolis. 

# Já na próxima quinta começará a segunda competição do ano, o Troféu Franzen, no sistema de pontos corridos em turno único. Os favoritos seguem o bloco: Robin, Pufal, Leão, Jarnnis e quem sabe até Alam Casartelli retorne aos embarrados. E também com a turma do meio: Caju, Mano, Burgel, Padilha e Mauro, vão tentar arrancar uns pontinhos.


Alam: retorno aos embarrados?

# Nem Pacheco esperava um vitória tão elástica contra temível Espanha. Na verdade, nunca uma vitória alemã (sim, foi uma revolução) serviu tanto de referência para a turma de Felipão e cia. Desde que o Bayern descobriu o caminho para deter o "tiki-taka" catalão e consequentemente o espanhol, as equipes passaram a estudar como enfrentar e anular a mecânica de jogo dos ibéricos. Ainda assim, algumas jogadas mostram como estão evoluídos, como na bola salva pelo (bonde) David Luiz. Até a conclusão de Pedro, foram seis a sete toques na bola, em jogada de Mata. Certamente, Felipão deve ter reservado algumas horas de VT's para assistir, comendo uma tigela de pipoca com Parreira.


Se lembraram da torcida, ou melhor platéia.

# Jogando com uma marcação excepcional, o Brasil conseguiu fazer dois gols em momentos cruciais. No inicio de jogo, numa roubada de bola e um gol de irlandês (little goals) ou a famosa "chiripa" gaúcha, e depois no fim do primeiro tempo em outro contra ataque, um foguete de Neymar. Talvez o grande mérito do Brasil foi ter a humildade de marcar e tirar os espanhóis da "zona de conforto". E mesmo que possa ser apenas um torneio preparatório, a conquista deve ser comemorada, mas não glorificada. Nem gostaria de ver o Brasil saindo atrás do placar, mas seria interessante pensar alguma vez assim.



# Entretanto, essa conquista não pode apagar os deslizes desta competição e nem os absurdos que cometeram. Por mais que aconteça muitas "pachecadas ufanistas" da mídia com a politica do pão e circo, não podemos esquecer o descaso e a farra do "Show do Bilhão". Uma afronta ao bom senso em um país desigual.

Voltaremos durante a semana. Se tiver algo...Até.