domingo, 6 de maio de 2012

Pé do Cajubrina

Estamos de volta na nossa coluna dominical com mais informações do nosso futebol de mesa. Jogos no sábado e outras noticias.

Troféu Abertura



Sábado movimentado na Rua Graciliano Ramos

Ontem, a bola rolou em dois jogos, porém a movimentação foi grande no departamento com os jogos amistosos. Gérson Azevedo com seu Castanhal empatou em um gol contra os argentinos do Independiente de Caju. Jarnnis levou seu Boca a campo contra o Barcelona de Padilha e depois foi a vez de "Boro" enfrentar os espanhóis.

Nos jogos oficiais, apenas dois movimentaram a tabela.

Burgel 1x0 Xico
Gérson 1x2 Xico

Burgel e seu América entraram em campo tentando carimbar uma boa campanha na reta final da competição. Conseguiram vencer pelo escore minimo a equipe espanhola de Xico. No fim da partida ainda fez uma cobertura difícil evitando o chute quase frontal do adversário. Logo em seguida, foi a vez de Gérson e seus ingleses subirem a cancha para enfrentar novamente Xico. Desta vez o futebol foi uma caixinha de surpresas, até porque estava ganhando por 1x0 ainda no primeiro tempo e permitiu a virada espanhola para 2x1. Méritos de Xico que tem mostrado grande evolução e tem feito bons embates,  apesar de momentaneamente " se desligar" dos jogos. 

Amanhã a bola volta a rolar, finalizando a fase classificatória e onde oito clubes seguirão em frente. Vamos aos jogos.

19hs
Mabilia x Gilberto
Mano x Gérson
Caju x Cristian "Boro"
Burgel x Mário

20hs
Robin x Mabilia
Mauro x Cristian "Boro"
Gilberto x Obereci
Caju x Padilha

21hs
Robin x Gérson
Xico x Cristian "Boro"
Mabilia x Obereci
Caju x Gilberto

22hs
Xico x Padilha
Gérson x Obereci

O G8 consta com seis técnicos garantidos:

Jarnnis 
Alam
Robin
Burgel
Cristian "Boro"
Mano

As outras duas vagas estão em aberto para sete técnicos: Mauro, Caju, Gérson, Mário, Padilha, Gilberto e Obereci. 



Vai ser briga de foice no escuro.



Beabá da Franzen

Na última semana colocamos um estádio diferente e nem os colorados Mário Schemes e Adauto Sambaquy ousaram na disputa. O palco e o "estádio ecológico" é o Janguito Malucelli pertencente ao Corinthians Paranaense (ex- J.Malucelli e Malutron). Vamos para o desafio de outro "esquecido" nos rincões da Terra Brasilis.


A dica é que este estádio foi palco de grandes jogos no Paraná 

Lentinhas




Aproveitamos aqui para mandarmos um grande abraço para um dos incentivadores do futebol de mesa na capital dos gaúchos. Depois de envergar as camisetas do departamento de futebol de mesa do Grêmio e Geraldo Santana, Carlos R. Fosqueira, que nos brindou com sua companhia nos tablados franzeanos, está completando mais um ano de vida. Figura simpática e sempre disponível para qualquer jogo amistoso, seja numa quarta feira a noite ou muitas vezes, outrora, antes dos jogos de futebol do Grêmio dentro do Olímpico. Seu fiel escudeiro foi Marcos Macedo, que fez inúmeras partidas, e agora ultimamente conta com a companhia de Pirênio José. 

São várias passagens pitoresca, mas posso revelar que em muitas vezes a sua comemoração tornou-se inconfundível.


Fosqueira e seu troféu de vice campeão brasileiro ainda pelo Grêmio.


Certa vez, começamos as primeiras palhetadas na regra confederada de 3 toques, ou também chamada "regra carioca", no Grêmio. Fizemos uma mesa que é igual em tamanho como da regra brasileira, porém de aglomerado.  Fosqueira ganhou um time feito pelo Edu Botões de S.Paulo do Mimo e assim começamos nossas primeiras pelejas. Fui explicando: "Fosqueira, tu proteges a bola aqui, para no próximo jogada poder dar o passe aqui...etc". Eu jogando em banho maria...Lá pelas tantas, sobrou uma bola na risca do grande círculo. Fosqueira pede a gol, tira a ficha, passa naquela parafina (um tarugo) que carregas no bolso e prepara o tiro. Coloquei o goleiro bem adiantado (nesta regra o goleiro pode atuar fora da pequena área). Ele chuta com um jogador lá de trás e a bola entra rasteira no canto. E quando eu achava que tudo era apenas um treino, vem o velho grito empolgado: "Mo-ra-les!!Que golo (isso mesmo golo) sensacional!!"

Um forte abraço da Franzen e votos de saúde e paz nesta data, é o que desejamos.




Reservei o final da tarde para ver a decisão do Campeonato Paulista. Sem saber, verifiquei que os dois jogos foram marcados no Morumbi, dando a já desequilibrada final, uma vantagem descomunal ao Santos F.C. Apesar de ter torcido para o Guarani, era tarefa quase impossível derrotar a equipe de Neymar, Ganso e cia. Se pelo menos o primeiro jogo fosse no Brinco de Ouro da Princesa, talvez os bugrinos tivessem alguma chance. Mesmo com uma cidade como Campinas com mais de um milhão de habitantes, não houve santo que dobrasse a cabeça dos nossos ilustres cartolas. Os "sábios" alegaram que tal estádio não tinha condições de receber tal disputa. Para relembrar, lá foram jogadas duas finais de campeonato nacional. Tá certo, isso aqui é Brasil...Entretanto, o Santos está jogando o melhor futebol do país. Campeão com justiça, apesar de uma "forcinha" da FPFM.





"Impossível é uma grande palavra usada por gente fraca que prefere viver em um mundo como está em vez de usar o poder que tem para muda-lo. Impossível não é um fato, é uma opinião. Impossível não é uma declaração, é um desafio. Impossível é hipotético. Impossível é temporário."

Muhammad Ali


Voltamos durante a semana. Até!