segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Pé do Cajubrina

Mais uma semana se foi, e mais um mês entrando na conta. Querendo ou não, a ano vai entrando na sua segunda metade, passando de forma rápida para alguns e modorrenta para outros...rs. Então vamos ao que interessa.



Troféu Franzen Cavado
Na última quinta, junto com os deslizantes, houve mais uma fecha do certame interno na modalidade cavado, onde tivemos a estreia de Jarnnis e seu Boca Juniors na competição. Vamos aos resultado dos cinco jogos da noite:

19h
Jarnnis 3x0 Xico

20h
Padilha 2x0 Xico
Jarnnis 0x0 Mano

21h
Mano 0x0 Padilha
Jarnnis 1x1 Mauro

Dois Toques: 

# Em rodada tripla Jarnnis colocou seu Boca Juniors em ação na segunda competição do ano. Começou com uma boa vitoria sobre Xico por 3x0, depois um jogo disputado contra Mano onde não houve abertura de escore, e por ultimo, outro empate com Mauro onde perdia até 5 minutos do fim.


O retorno do xeneize Jarnnis. 

# Logo depois, a Sel. Argentina de Mano empatou com o Grêmio de Padilha por 0x0. Pelo parecer dos técnicos, houve um controle mútuo do jogo. Difícil saber quem tinha a razão.

# Falando no Grêmio, este somou importantes tres pontinhos frente a Xico. Padilha segue em boa campanha neste inicio de competição.

# Devido a participação de Pufal, Obereci e Burguel no Campeonato Brasileiro, houve poucos jogos na modalidade cavado.

Classificação: Pontos/jogos

1) Róbin - 7/3
2) Padilha - 7/4
3) Caju - 6/4
4) Mano - 6/5
5) Mauro - 5/3
6) Jarnnis - 5/3
7) Burgel - 4/3
8) Pufal - 3/2
9) Lucas - 3/2
10) Xico - 3/5
11) Mabilia - 1/4
12) Obereci - 0/0

Troféu Franzen Liso

Na noite da última segunda com a viagem de Burgel ao Campeonato Brasileiro em Florianópolis, houve uma antecipação da  rodada nos deslizantes, com os seguintes resultados:

19h
Moretto 2x0 Lucas

20h
Breno 1x1 Burgel
Leão 3x0 Lucas

20h
Leão 1x0 Burgel
Breno 0x0 Xico

Dois Toques:

# A rodada da noite começou com o "Seu" Lauro Moretto derrotando o guri Lucas pelo escore de 2x0. Talvez foi o clássico dos "opostos", onde foi o mais novo da Franzen contra o mais velho, ou melhor o "mais experiente".

# Em seguida, Breno empatava com Burgel em 1x1. Os diabos vermelhos dominaram amplamente quase todo o jogo, perderam chances e no fim foram castigados com o gol de empate. Depois, Breno fez um "clássico" improvável com Xico que comandava o Manchester City. E como clássico é clássico e vice-versa, os vermelhos martelaram porém o gol teimava em não sair. Xico teve uma chance frontal e colocou para fora. Faltando 45s para o fim, Xico foi cavar e faz mão! Breno lançou na entrada da área, respirou fundo e desperdiçou mais uma chance. Ao término, o técnico inglês afirmou: "Estou fora da disputa!"



Xico e os citizens pararam os diabos vermelhos

# Na outra mesa, o líder por aproveitamento Thiago Leão colocava mais seis pontos no bolso. Derrotou o calouro Lucas por 3x0 e em seguida, Burgel pelo escore mínimo. Aos poucos, o Grêmio vai entrando nos eixos e liderando o certame.

# Estiveram praticando o "lisote" em partida amistosa, Kuhn e Caju. 

# Pirênio José e Foschiera deram o ar da graça no cavado, fazendo seu "derby" particular. Pirênio inclusive esqueceu seu conjunto de réguas na rede de fundo. As mesmas foram recolhidas e guardadas para que o técnico possa reavê-las na próxima visita.

Na quinta feira, dando prosseguimento a jornada da segunda, na última quinta com casa cheia, a modalidade liso fechou mais uma rodada de jogos. Vamos aos resultados:

19h
Kuhn 0x0 Alam
Breno 1x2 Diogo
Leão 1x2 Mallet
Wilson 0x0 Sérgio

20h
Mallet 2x0 Diogo
Kuhn 1x0 Sérgio
Leão 2x1 Alam
Wilson 0x1 Roberto

21h
Breno 1x3 Leão
Diogo 5x0 Xico

Dois Toques:

# A rodada começo com o empate de Kuhn e Alam em jogo disputado, segundo o testemunho dos dois técnicos. Em seguida Carlitos Kuhn venceu Sérgio Oliveira pelo escore mínimo, que o fez subir para a quarta posição. 


Hahaha....A vitoria fez Kuhn rir a toa.

# Já Alam, além do empate, não foi feliz na rodada no clássico contra Leão, sendo derrotado por 2x1. Segundo Alam, que havia saído na frente, estava com o jogo controlado, onde um vacilo faltando 40s para o término do primeiro tempo, fez levar o empate. Leão fez o segundo etapa e virou o jogo.

# Breno e Diogo fizeram mais um confronto ontem. Os ingleses saíram na frente e isso obrigou o Boca Juniors a entrar em um jogo mais frenético com aquela cavadas impossíveis. Após conseguir desarmar a defesa inglesa, os argentinos chegaram ao empate e logo depois a vitória. Em seguida Diogo fez o "clássico" familiar frente a Marcelo Mallet, perdendo por 2x0. Resultado que deixou o técnico argentino chateado com o errou que originou o primeiro gol de Marcelo Mallet. Diogo descontou a fome de gols em Xico, goleando por 5x0.


É em família, mas a disputa é palmo a palmo na mesa

# Os ingleses tentaram recuperação na última rodada frente a Leão, entretanto a noite não foi produtiva, com nova derrota para o Grêmio. Saiu atrás no placar, buscou o empate no último lance do primeiro tempo, mas levou um golaço de cavador de Leão, onde a bola entrou numa brecha minuscula. No contra golpe, os tricolores fecharam o jogo em 3x1.



# Antes, Leão havia perdido a invencibilidade no bom clássico contra Marcelo Mallet. Em jogo bem disputado e de boas jogadas, Mallet levou a melhor por 2x1. Leão segue lider por pontos, mas Mallet vem com líder por aproveitamento e mostra em poucos jogos que disputará títulos dentro do departamento da Graciliano Ramos. Com a duas vitórias, Mallet fechou mais uma noite com 100% de aproveitamento.


Retornando ao controle

# E essa deve ser a tônica dos jogos de liso no departamento. Confrontos difíceis, jogadores altamente competitivos e com casa cheia. Haverá um melhoramento geral no nível técnico, segundo pensam a maioria dos botonistas.

# Já no fim da noite, Roberto Moreira chegou a departamento para jogar contra Wilson. Venceu no último lance de jogo e comemorou muito o resultado. Antes, Wilson havia empatado com Sérgio Oliveira em 0x0. A rodada não foi boa para Sérgio, já que havia perdido para Kuhn.

# Quem esteve presente na noite foi Rogerinho Feijó, o vulgo BX , que participou de disputada partida amistosa de cavado contra Caju. Ao final, Alam e Mallet fizeram uma dupla enfrentando Caju e Rogerinho. Entretanto, os dois ofensivos não foram páreos para a combinação "colorada-irish", de ataque com Valdomiro e Damião e a defesa gaélica de Paul McGrath e Pat Bonner.

Seção Rescaldo

# Neste fim de semana rolou o Brasileirão em Florianópolis acompanhado pelas mídias interativas e torpedos. O catarinense Bal e seu Flamengo foram campeões derrotando, em final caseira, Fernando também de SC. O catarinense é um dos adeptos da ficha, e talvez seja a primeira conquista de um catarinense no título máximo do esporte. Já no sênior, Gilson Grilo do Manchester de Passo Fundo derrotou Saboia do Rio de Janeiro. Uma conquista merecida de um técnico que vem se dedicando junto ao seu irmão, Gilvani, a entrada de novos técnicos no nosso limitado espaço de praticantes.



# Burgel, Foschiera Obereci e Pufal foram os franzeanos na disputa. Burgel foi até as quartas de final perdendo para o campeão Gilson Grilo que jogava pelo empate, por 1x0. Foschiera também foi até a quartas de final onde precisava reverter a vantagem do paranaense Rangel. Assim a Franzen colocou dois técnicos entra os oito finalistas. Obereci ficou na primeira fase, no grupo de Moisés, Rangel e Gil.



Foschiera brigou até a vaga nas semifinais

# Pufal buscou a classificação na primeira fase, terminando em primeiro e caiu na segunda fase. Os catarinenses colocaram tres entre os quatro finalistas. 

# Teve técnico que esqueceu a delegação em Floripa...rs

# Próximo Campeonato Brasileiro de 2014 será em Santana do Livramento-RS e deverá ser criada a Copa do Brasil, nos mesmos moldes da modalidade liso, sem data definida ainda.

# Houve propostas de mudança na regra discutida na assembleia geral entre as federações. Seguem ainda não oficializadas, mas que deverão entrar experimentalmente esse ano. Segundo passado por Mário Burgel, as proposta foram estas e descrevo uma avaliação particular: 

a) Arrumação de quatro botões no ataque: Pode ser uma atitude para evitar jogos trancados, porém basta colocar uma bola na linha de fundo e voltar o "quarto" jogador para a defesa para continuar com a forma antiga. O fato de não sair gols nas regras de 1 toque, é apenas pela mecânica de jogo e nada mais.

b) O goleiro deverá ficar imóvel e será movimentado apenas no pedido a gol: O goleiro faz parte do jogo e do lance do técnico já que está dentro da pequena área. Coloca-lo para atrasar uma recuada faz parte do jogo, ou não!? Primeiramente, antes de inventar essa regra, poderia proibir o goleiro de jogar "deitado" nos chutes de cavador. Ao mexer indevidamente, será falta técnica dentro da área? Pênalti?

c) Não necessita andar dois goleiros nas cobranças de lateral e escanteio. Haverá mais jogadas "de porco", favorecendo os chutes. Mas se caso o jogador estiver ganhando um jogo, poderá fechar uma jogada e ficar "cozinhando" o tempo"?!

d) Ceder lateral no ataque, originará falta técnica para o atacante. Ou seja, com essa medida, ninguém arriscará cavadas no ataque. Se antes tínhamos a falta técnica oriunda de um chutão da defesa, de modo a "punir" o técnico defensor em ter destruído uma possível jogada do técnico atacante, agora temos a "punição" ao técnico que quer atacar com técnica no campo de ataque (!?!?). 



Acho que vai ficar mais ou menos assim...


Essas mudanças atingirão a modalidade liso? Haverá alguns testes em competições experimentais de modo a saber se é viável ou não?! Algumas mexem profundamente na forma de jogar e não na mecânica de jogo em si. Poderia haver maior divulgação nas mudanças, pois foi algo pouco informado e pouco discutido entre o grande universo de técnicos praticantes.

# No futebol da Terra Brasilis, o empate no Grenal é e será o resultado mais provável nos confrontos entre os arquirrivais, hoje ou em 2099. Botafogo lidera, mas o Corinthians, em recuperação, poderá ser a "sombra" dos alvinegros nessa corrida. O "Mais Querido", que teve uma péssima atuação quarta feira, venceu bem o "Botafogo-MG" que ainda joga por efeito de ressaca da Libertadores. Cruzeiro e Coritiba são equipes bem interessantes e deverão ser junto com o Inter, Botafogo e Corinthians os postulantes ao título.



Hahaha....É verdade.

# Ah tá, com um preço de R$ 120,00 no ingresso, não querem "elitizar" o futebol..?! Tá bom, conta outra...

Voltaremos durante a semana. Até!